Pular para o conteúdo
Voltar

Seplag incentiva o autocuidado com a saúde mental

O principal objetivo da realização foi promover entre os servidores a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental
Nayara Takahara | Seplag

Seplag promove campanha “Janeiro Branco Seplag: Quem cuida da mente, cuida da vida!”. - Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT
Seplag promove campanha “Janeiro Branco Seplag: Quem cuida da mente, cuida da vida!”.
A | A

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) promoveu na tarde desta quarta-feira (29) a palestra “Janeiro Branco – Reflexão sobre promoção da saúde mental e bem-estar”, no auditório Cloves Vettorato. O evento teve como público-alvo servidores do Mato Grosso Saúde, da Casa Civil, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Seplag.

O principal objetivo da realização foi promover entre os servidores a reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Ao todo, 207 servidores se inscreveram para a palestra.

A secretária adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, agradeceu a participação de todos que permaneceram do início ao fim da apresentação. Segundo ela, o evento foi um convite para a reflexão sobre a vida. “O começo do ano costuma ser um período de muita reflexão, de planejamentos, de olhar para dentro. O momento da palestra foi estratégico”, afirmou.

Dados da Coordenadoria de Perícia Médica e do Sistema Estadual de Administração de Pessoal (Seap), de 2018 e a prévia de 2019, revelam que o número de afastamentos para tratamento da saúde mental é maior entre as servidoras, na faixa etária entre 40 e 49 anos, e que a depressão e a ansiedade respondem por 60% dos pedidos de licenças médicas.

Conforme o psicólogo Douglas Amorim, profissional convidado para ministrar a palestra, é importante que as pessoas aprendam a ter o autocuidado com a saúde mental. “O primeiro passo é aprender a se ouvir, a se conhecer, a conversar consigo mesmo”, explica. “As atitudes e comportamentos alheios só afetarão se você permitir que isso aconteça. Imagine um campo de força ao seu redor e só permita que algo passe se essa for a sua vontade”.

Inspirado no Outubro Rosa, o Janeiro Branco surgiu em 2014 e foi idealizado por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância da promoção e proteção à saúde mental. Segundo estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Brasil apresenta as maiores taxas de incapacidade causada por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) do continente americano.

Caminhada no Parque das Águas

A Seplag promove nesta quinta-feira (30) uma caminhada no Parque das Águas e convida todos os servidores públicos, bem como seus familiares e amigos para participar da atividade. A ação é parte da campanha “Janeiro Branco Seplag: Quem cuida da mente, cuida da vida!”, coordenada pela Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica (SAAS) da Seplag, por meio da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST).

Para participar da caminhada não é necessária a inscrição. Basta que os interessados compareçam no horário e local marcado: às 17h30, em frente à fonte do Parque das Águas, em Cuiabá.  Os participantes devem ir vestidos com camiseta ou outra peça de roupa na cor branca, em referência à campanha Janeiro Branco, se possível.

A Secretaria também organizou para esta quinta-feira, em parceira com o Mato Grosso Saúde, a oferta gratuita de alguns serviços como a aferição de pressão e o teste de glicemia. O posto de atendimento está instalado em frente ao Protocolo da Seplag e funcionará ao longo de todo o dia.





Editorias