Pular para o conteúdo
Voltar

Seplag promove palestra sobre Compliance na administração pública

Na oportunidade, os servidores conheceram a importância e os benefícios do método para a administração pública
Éverton Anunciação | Seplag

A servidora da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Ana Beatriz Colaço, explicou que uma das funções do método é disseminar a cultura ética em qualquer instituição. - Foto por: Éverton Anunciação | Seplag
A servidora da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Ana Beatriz Colaço, explicou que uma das funções do método é disseminar a cultura ética em qualquer instituição.
A | A

Com o objetivo de compartilhar os conceitos básicos e a importância do compliance para a administração pública, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) promoveu palestra sobre o assunto, na tarde desta quinta-feira (28). O evento ocorreu na sala de treinamento da Controladoria Geral do Estado (CGE) e contou com a presença de 40 servidores.

Na ocasião, a servidora da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Ana Beatriz Colaço, explicou que uma das funções do método é disseminar a cultura ética em qualquer instituição. Os participantes conheceram seus benefícios, sua aplicação e finalidade. Além de exemplos de organizações que fizeram e fazem o uso dessa prática. 

Segundo a palestrante, “a prevenção, detecção e a resposta” são palavras-chaves para obter bons resultados nas políticas de integridade e conformidade dentro da entidade.

O compliance tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa ou com a administração pública estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma. O termo significa estar em conformidade, agir de acordo com as regras, normas, leis, regulamentos internos e externos, prezando pela conduta ética, transparência e segurança.  

Durante o encontro, a secretária Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, ressaltou a relevância da prática para as corporações e destacou o trabalho que vem sendo feito pela Coordenadoria de Contabilidade da pasta. “Instituímos uma gerência na contabilidade que trabalha neste sentido. Estamos trilhando o caminho”, disse. (Supervisão de texto de Nayara Takahara).

 





Editorias