Pular para o conteúdo
Voltar

Seplag realiza treinamento sobre Gestão e Fiscalização de Serviços

O treinamento, que se estende até a próxima sexta-feira (10), busca também demonstrar a racionalização de recursos públicos através de controles e boas práticas.
D`Laila Borges | Seplag

Secretário Basílio Bezerra explica que a capacitação é importante para que a administração pública se mantenha equalizada - Foto por: Seplag MT
Secretário Basílio Bezerra explica que a capacitação é importante para que a administração pública se mantenha equalizada
A | A

A Secretaria de Estado de Gestão iniciou, nesta segunda-feira (06), uma capacitação em Gestão e Fiscalização de Serviços, que, além de dar suporte ao cumprimento das metas de redução de gastos, faz parte de um trabalho contínuo que disponibiliza ferramentas e realiza treinamentos gerenciais para ajudar os órgãos a acompanhar a evolução de suas metas aliadas ao orçamento disponível, levando sempre em consideração suas particularidades.

O treinamento, que se estende até a próxima sexta-feira (10), busca também demonstrar a racionalização de recursos públicos através de controles e boas práticas. Participam do curso cerca de 95 servidores de diversos órgãos e secretarias das áreas sistêmica, orçamento, controle interno e apoio logístico.

Durante a abertura, o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, explicou que a capacitação é muito importante para que a administração pública se mantenha equalizada. “Esta capacitação é fundamental para que o conhecimento dos servidores que estão executando os serviços seja contínuo”.

O gestor ainda fez uma explanação das ações que estão sendo desenvolvidas pela Seplag para minimizar os impactos da crise fiscal pela qual o Estado passa e para modernizar os procedimentos. Entre elas ele citou a criação da Unidade de Eficiência do Gasto Público que está fazendo o controle junto aos órgãos para que o Estado gaste menos, mas com eficiência. “Estamos avaliando e criando indicadores de eficiência do gasto público, porque é necessário que administração, além de comprar mais barato compre com eficiência”.

Treinamento

A Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag utiliza como suporte ao cumprimento da metas de contenção de gastos o Gerenciamento Matricial de Despesas. Ele é baseado na aplicação do método PDCA, que significa planejar, fazer, verificar e agir corretivamente.

O treinamento é dividido em cinco temáticas: Fiscalização de Contratos, ministrada nesta segunda-feira pelo auditor da Controladoria Geral do Estado, Anderson Andrey Paes Escobar. O auditor abordou o processo de fiscalização de contratos administrativos, o exercício da função de fiscal e os principais procedimentos que devem ser observados na fiscalização de um contrato.

Nesta terça-feira (07) serão tratados as despesas de água e energia, na quarta-feira (08) telefonia fica e móvel, na quinta-feira (09) diárias e manutenção de frotas e no último dia (10), combustível. Os treinamentos são conduzidos por servidores da pasta, que qualificam as setoriais para preencher planilhas de indicadores para subsidiar um plano de ações.

A partir dessas planilhas podem ser identificados quais os pontos que estão tendo maior gasto, e através dessas informações quais as estratégias podem ser adotadas para reduzir gastos. A meta da secretaria para 2019 é capacitar cerca de 300 servidores do Estado.





Editorias