Pular para o conteúdo
Voltar

Arquivo Público realiza capacitação em Gestão de Documentos

O treinamento se estende até sexta-feira (26) com palestras e oficinas sobre gestão de documentos, de protocolo e arquivística.
Hudson Costa com supervisão D'Laila Borges | Seplag

Capacitação busca sensibilizar servidores para o processo da transparência - Foto por: Seplag MT
Capacitação busca sensibilizar servidores para o processo da transparência
A | A

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Arquivo Público, deu início na segunda-feira (23) a mais um curso em Gestão de Documentos. A capacitação tem o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância da gestão de documentos para uma maior transparência das ações governamentais, resultando no acesso mais rápido à informação e à sua preservação.

O treinamento se estende até sexta-feira (26). O curso busca também disseminar normas e procedimentos de gestão de documentos e preservação, para que os órgãos e entidades apliquem os procedimentos corretos para registro, tramitação, instrução processual e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

A capacitação é composta de palestras e oficinas sobre gestão de documentos, gestão de protocolo, gestão arquivística, além de oficinas e atividades práticas sobre os temas estudados.

Para a Coordenadora de Gestão de Documentos do Arquivo Público, Lucineide Alves Ferreira, o curso serve também como um multiplicador do conhecimento no local de trabalho, contribuindo para a implementação de diversas políticas de gestão de documentos do Estado. “A partir desta qualificação mais servidores passam a conhecer de forma aprofundada o que envolve a gestão de documentos”.

Nos últimos  anos, 2.105 servidores participaram do curso de Gestão de Documentos oferecido pelo Arquivo Público.  As palestras e atividades serviram para disseminar as normas e procedimentos legais que são base para o trato de documentos do Estado de Mato Grosso.

Conforme a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, a gestão de documentos contribui com a transparência e acessibilidade da informação para a sociedade.

“Alimentando o sistema de protocolo com informações corretas, facilita o repasse de informações claras e precisas aos cidadãos. Ao fazer isso corretamente, é possível o arquivamento e a recuperação da informação de uma maneira mais rápida quando necessária”, finaliza a gestora.

 





Editorias